domingo, 30 de janeiro de 2011
As Serras do Estado do Rio de Janeiro (II)
Mangaratiba – Rio Claro
Uma ótima opção para quem busca um local diferente para pedalar é a subida da Serra do Piloto, através da estrada RJ-149, que liga Mangaratiba a Rio Claro. Esta estrada, de pouquíssimo movimento e pouco conhecida dos cariocas, começa no posto de gasolina ALE, às margens da Rio Santos, na entrada do município de Mangaratiba.
Após cerca de 3 km em asfalto, o piso fica de terra, mas sem muitas irregularidades, permitindo seu uso por qualquer veículo, que como disse, são pouquíssimos. Logo começamos a subir a serra, mas apesar dos quase 14 km de aclive ininterrupto, a pedalada é deliciosa, face ao pequeno grau de inclinação. Assim, com a subida bem lançante, a quilometragem avança com rapidez.
No km 7, já a 257 m de altitude, temos uma pausa quase que obrigatória, já que numa falha da vegetação, temos uma vista deslumbrante do vale por onde subimos, tendo ao fundo a cidade de Mangaratiba e a Baía da Ilha Grande. Um pouco mais acima, no km 8 e a 327 m de altitude, uma bica natural de água bem geladinha para dar uns goles, molhar a cabeça e fazer um “refill” da caramanhola. No km 9,7 com 367 m de altitude, encontramos uma pequena, porém sensacional cachoeira, mas nessa lugar a parada será na volta para um banho reparador, com um luxo de uma posição sentada natural, bem embaixo da queda d'água.
Mais adiante, no km 13,2 (420 m de altitude), chegamos no distrito de Serra do Piloto, um bairro afastado da civilização onde parece que o tempo parou. Há bares, mercadinhos, etc. Portanto, quem quiser água gelada, coca-cola, gatorade ou um alimento, esse é o lugar de reabastecimento. Há pousadas, cavalos para aluguel, ou seja um desses lugares calmíssimos da serra. E por isso ainda levei uma reprimenda da vendedora do mercado, onde fui comprar água, quando demonstrei preocupação com minha bicicleta que ficara lá fora.
não se preocupe moço, aqui não tem isso não....não tem mesmo!!!
Bom, como diz o ditado “gato que já levou tijolada não dorme em olaria”, preferi não perder minha magrela de vista.
Dentro dessa localidade, o piso é asfalto, que volta à terra assim que a deixamos. E continuamos nossa leve subida e aproximadamente no km 16 encontramos muitas máquinas, já que a estrada está sendo asfaltada. A altitude máxima é de 561 metros e num asfalto lisinho, com leves subidas e descidas, chega-se a Rio Claro a 432 metros de altitude.
Uma ótima opção é um delicioso banho de cachoeira. Aproximadamente 2 km após Serra do Piloto, pegar uma saída a direita e andar mais 3,5 km até a queda d'água.
Creio que quando o asfalto cobrir toda a estrada, infelizmente perderemos uma gostosa pedalada de MTB. Em compensação, será um paraíso para treinar subida, levando nossa speed para um banho de cachoeira.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Pedal sensacional com um pouco de sombra, água fresca e excelentes companias! Valeu Elmo!
ResponderExcluirGabi
Elmo, coloca algumas fotos minha ai também né rsrsrsrsrs, poxa eu estou fazendo a maior propaganda do seu blog rsrsrsrsrs!!!
ResponderExcluirA Gabi tem toda razão esse pedal foi sensacional e o dia foi maravilhoso, além de como bem mencionado, excelentes companhias!!!
A cada dia que passa na minha vida tenho cada vez mais a certeza de que para ser feliz basta cultivar as coisas simples que o próprio esporte proporciona, com intereção entre boas companhias e contemplação com a natureza, isso fica marcado em nossas lembranças, OS PEQUENOS FATOS, VIBE E SINTONIA MÚTUA EM PROL DO BEM ESTAR, ISSO É QUE VALE A PENA!!!
E semana que vem ainda tem o Wakeboard e o Stand Up Paddle na Lagoa para fazer o teste drive né?
Muito obrigado Elmoooooooooo vc é a REFERÊNCIA!!!
Alohaaaaaaa abração,
Breno Godinho.
Grandes AMIGOS!!!
ResponderExcluirsabado realmente eu não posso, porem domigo estou dentro!!!