Dá Pedal

Toda e qualquer pedalada tem um começo e um destino. Mas sempre tem um desafio. Pode ser uma montanha, uma serra, a chegada triunfante numa cachoeira. Ir de encontro ao mar. Portanto existem múltiplas razões para irmos a algum lugar, podendo até estar misturados alguns ingredientes, como por exemplo, turismo, prática esportiva, contemplação de paisagens, história, culto a alguma alusão religiosa, etc.
Mas sempre o prazer de pedalar. E com a sensação deliciosa de nos locomovermos num veículo que não degrada o meio ambiente, não polui e nos deixa com uma ótima qualidade de vida.
A marca, a idéia do nome e do próprio blog foi de um grande amigo, o publicitário Sergio Quadros. Como já sou quase sexagenário, meu apelido é "Velho" e o nome "Dá pedal" faz alusão à uma expressão muito usada insinuando que alguma coisa pode dar certo. A arte da marca, que achei sensacional, foi me dado de presente por ele, e tem como moldura uma coroa da bicicleta, mas deixando passar também a mensagem do coroa que está na foto, permitindo a todos se sentirem capazes de pedalar.
Ou seja, " Dá Pedal !!"

terça-feira, 14 de junho de 2016

ARREDORES DO RIO I

SERRA DO PILOTO


Uma ótima oportunidade de fazer um pedal delicioso, com paisagens lindíssimas, em estradas secundárias de terra, com baixíssimo movimento de automóveis é a Serra do Piloto.

Vamos de carro até Mangaratiba, estacionamos no grande posto de combustíveis que fica bem no trevo e começamos a pedalar. Logo ao lado do posto começa a estrada para Serra do Piloto, que é a RJ 149. recém asfaltada, mas com baixo fluxo de veículos. Esta estrada é histórica, tanto que durante o asfaltamento ocorreram inúmeros protestos e em dois trechos o piso desde a época que D. Pedro I subia a cavalo foi preservado, assim como ficou intacto o lugar onde os cavalos bebiam água, uma construção em pedra muito bonita e ainda (mais ou menos) preservada.

Passamos pelo distrito de Serra do Piloto (Mangaratiba) e pouco depois pegamos a estrada de terra, à direita e vamos até onde as pernas deixarem. Esta estrada passa por lugares lindos e oferece boas oportunidades de banho de rio cristalino.


(para ver os tracks do GPS, usar cntrl C e cntrl V nos endereços fornecidos)

https://connect.garmin.com/modern/activity/643867198#.V2A2Q9mFhRg.blogger





SERRA DO PILOTO – SEROPÉDICA


Se quisermos evitar o asfalto vamos de carro até Serra do Piloto e lé começamos o pedal. São apenas 2 km até à estrada de terra. 
Esta estrada corre paralela à Dutra e à BR-101, mas lá em cima na serra. Ela vai serpenteando ao morros, passando por fazendas, atravessando rios encachoeirados e belas paisagens, com direito a subidas e descidas. 
Continuando pela estrada passamos pela rampa de voo livre, já no município de Itaguaí e descemos a serra, ainda na terra. No final da descida encontramos uma bifurcação (sinalizada). À direita Itaguaí e à esquerda vamos em direção à Dutra, no município de Seropédica. 
Chegamos à Dutra bem pertinho do restaurante Belvedere, o primeiro logo depois do primeiro pedágio, para quem está indo para São Paulo.
Ou seja, uma outra ótima opção é ir de carro até este restaurante/lanchonete/posto de combustíveis, com estacionamento farto, e começar lá o pedal, fazendo o sentido inverso. Ou seja, vamos agora subir a Serra do Matoso, passando pela rampa de voo livre e continuar em direção à Serra do Piloto, até onde as pernas deixarem. (pelo perfil altimétrico dá pra calcular e dosar isso).

https://connect.garmin.com/modern/activity/654057771#.V2A3wP543SI.blogger





SEROPÉDICA – CACARIA


Outra ótima opção é deixar o carro no Belvedere, começar o pedal em direção à Serra do Matoso e, já lá em cima, numa pequena vila chama Três Vendas, onde podemos tomar uma ducha para refrescar, e voltar por Cacaria. Para pegar esta estrada tem que conferir o track do GPS. 
É muito bonito também, mas a descida, devido ao quase total abandono da estrada, está bem técnica e merece cuidado, pois as valas e voçorocas a deixam perigosas. Não dá pra descer muito rápido.
Já lá em baixo passamos pelo distrito de Cacaria e, agora já pelo asfalto, chegamos de volta à Dutra. E aí voltamos ao Belvedere. Serão uns 5 km na Dutra. 
Se quisermos evitar isso, podemos voltar por estradas de terra. Bem em frente ao posto policial, pegamos uma estradinha de terra à direita e voltaremos à estrada do Caçador e chegaremos à Dutra quase no Belvedere.

https://connect.garmin.com/modern/activity/657967486#.V2A5Lo-B98U.blogger








Nenhum comentário:

Postar um comentário